sexta-feira, 21 de novembro de 2014

II JOGOS TRADICIONAIS INDÍGENAS DO MÉDIO TAPAJÓS

Tive a alegria de participar da abertura da segunda edição dos Jogos Tradicionais Indígenas do Médio Tapajós na Aldeia da Praia do Índio. A abertura de boas vindas contou com a presença da prefeita Eliene Nunes, do Coronel Bogeia Cmte do 53 Bis, diretor de cultura Junior Araújo, este vereador João Paulo Meister, caciques e índios.  


Na programação houve apresentação  musical e danças indígenas. No almoço foi servido aos visitantes um prato nobre denominado Pukeka Akimã a base de peixes da região. O almoço foi um momento de confraternização proporcionada pela comunidade indígena.  


Este evento  tem como objetivo promover o esporte  como suporte da identidade das culturas nativas, fortalecendo a promoção da cidadania indígena, bem como, a integração e aos valores originais, através de um novo conceito de relação de igualdade cuja linguagem se firma também nos valores principais dos elementos da natureza.


Os jogos além de expressar a identidade cultural das etnias que povoam o tapajós oportunizam através do esporte esse momento de respeito às diferenças e de promoção da diversidade cultural e étnica que caracteriza a comunidade indígena.

Representantes de seis aldeias e participam desta edição dos jogos indígenas do município de Itaituba. O evento  vai até domingo.

Modalidades
Arco e Flecha: Arma muito utilizada para caça, rituais e para a guerra. O tamanho do arco varia de acordo com o uso que se fará do arco e com o costume da tribo. A flecha é feita de bambu, com variações nas pontas.

Cabo de Guerra: É disputada em equipe, cujo objetivo é o de medir a força física dos participantes.

Natação: Praticada no rio tapajós, esta modalidade testa a resistência dos competidores.



Futebol: Paixão nacional e também uma ferramenta de integração sociocultural e que cria vínculos comunitários,   além de maratona de cinco quilômetros e corrida de cem metros rasos e arremesso de lança. Neste sábado consta na programação da manhã  corrida de cinco mil metros (feminino e masculino); corrida de cem metros feminino; corrida de cem metros masculino. Na parte da tarde haverá futebol masculino e feminino.