segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Título de Cidadão Itaitubense e Honra ao Mérito: o reconhecimento pelo trabalho e direitos do cidadão

A sessão especial que aconteceu hoje (15) pela manhã na Câmara de Vereadores faz parte do calendário de eventos do poder legislativo municipal que todos os anos realiza a tradicional solenidade de entrega de Título de Cidadão Itaitubense e de Honra ao Mérito, e neste ano, a entrega foi na data em que o município de Itaituba celebra 158 anos de histórias e conquistas. Trata-se de um momento especial pelo fato de valorizar o trabalho e a contribuição de pessoas anônimas ou não, na construção de uma sociedade solidária e fraterna, expressando valores sociais, éticos e morais.

Para receber o Título de Cidadão Itaitubense indiquei este ano, a rondonista e assistente social Rosangêla Carradore que tem uma história pautada na luta em prol dos  direitos do cidadão, em especial, dos excluídos  que através da FBESP em Itaituba foram inseridos em programas e projetos sociais tendo como suporte a cidadania em um novo contexto. 

Foi assim com a implantação do Primeiro Núcleo de Atendimento ao Adolescente Infrator. Rosângela Carradore também atuou como coordenadora do Projeto Oburé, Crerches e foi vice-presidente da Primeira Gestão do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, entre outras ações. Além disso, participou na execução de programas, projetos e serviços como: Programa Sentinela; CREAS Flor do Sol; CRAS; Centro de Referência Maria do Pará e Minha Casa, Minha Vida.

Conforme Rosângela Carradore, um dos projetos importantes que elaborou junto com este vereador foi o Projeto Araçatu criado para atender meninas envolvidas na rede de prostituição, com recursos do UNICEF.


Outro indicado foi o comerciante Rildo Serrão Silva, homem de luta que chegou a Itaituba no ano de 1989 e trabalhou durante dois anos como pintor e marceneiro, depois foi trabalhar na empresa aérea Goiataxi. No ano de 1994 ingressou na empresa Ouro Minas, no cargo de motorista e atualmente exerce o cargo de gerente administrativo na referida empresa. Segundo Rildo, a sua escolha por Itaituba levou em conta seu potencial econômico como uma terra de oportunidade, e que hoje se sente orgulhoso de ser itaitubense de coração.

HONRA AO MÉRITO

Para ser homenageado com Honra ao Mérito  indiquei Raimundo Silva Oliveira, agricultor familiar, sindicalista, um dos precursores da reforma agrária desse município com ações no Cristalino I e II. Com Benedito e Ivan, liderou a criação do Projeto de Assentamento São Benedito, fato este que custou sua própria liberdade. Esteve junto com o deputado estadual Zé Geraldo na quebra da corrente que impedia a entrada de agricultores no PA São Benedito. Por estar na linha de frente na criação desse projeto, foi preso e humilhado. Hoje centenas de famílias têm garantias de acesso a terra nesse importante assentamento.

Conforme o vereador João Paulo Meister, a outorga de Honra ao Mérito é uma forma de gratidão e reconhecimento pela sua bravura e determinação na luta pela reforma agrária.