terça-feira, 31 de março de 2015

Comunidades garimpeiras reivindicam Programa Luz para Todos

Representantes das comunidades garimpeiras do Cripurizinho e Cripurizão utilizarem a tribuna da câmara municipal de terça-feira (31), onde pautaram a questão do fornecimento de energia elétrica nas comunidades. Representando o Cripurizão, o pastor Nelson Ribeiro Sousa evidenciou o sistema atual de fornecimento  que segundo ele é realizado por terceiros e é deficiente, pois, não tende a demanda de consumidores.

Nelson Ribeiro enfatizou que a questão somente pode ser sanada com a implantação do Programa Luz para Todos, e se não houver por parte da concessionária Celpa uma resposta às demandas, os moradores vão tomar outras medidas para chamar atenção para a causa, como, por exemplo, a interdição da BR 163 no trecho Moraes Almeida/Jardim do Ouro. Nelson enfatizou ainda que outra medida seria puxar um ‘gato” a partir do Jardim do Ouro, cerca de 175 quilômetros  do Cripurizão.



Já o representante do Criporizinho Antoniel da Silva enfatizou a reivindicação destacando que as duas comunidades garimpeiras  contribuíram e contribuem para o crescimento econômico da região de Itaituba e região, e por isso mesmo, essas comunidades  pleiteiam seu espaço na rota do desenvolvimento através da implantação do programa Luz para Todos.


O vereador João Paulo Meister que vem pautando seu mandato para a implantação do PLP na zona rural e comunidades ribeirinhas, enfatizou que o município de Itaituba vive um momento ímpar em sua história com investimentos públicos e privados que passam necessariamente pelos portos graneleiros, Complexo Tapajós e uma ferrovia de integração entre do Pará e o norte do Mato Grosso. Diante de tantos avanços na área econômica, o vereador destacou que neste cenário é hora do protagonismo do Cripori e Criporizinho, pois, segundo ele, são comunidades relevantes e que de certa forma estão integradas ao crescimento econômico de Itaituba e região.
  
Nesse contexto, o vereador citando a cidade de Altamira, sugeriu a organização social para a contemplação do benefício e se colocou a disposição dos moradores e seus representantes para levar a justa reivindicação ao Comitê Gestor da Rede Celpa  para que o Programa Luz para Todos cumpra o seu papel social e leve energia  de qualidade para Cripuri e Cripurizinho.