sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Título de Cidadão Itaitubense: o reconhecimento pelos direitos coletivos

A sessão especial que aconteceu hoje (20) pela manhã na Câmara de Vereadores faz parte do calendário de eventos do poder legislativo municipal que após o encerramento dos trabalhos, realiza a tradicional solenidade de entrega de Título de Cidadão Itaitubense e de Honra ao Mérito. Trata-se de um momento especial pelo fato de valorizar o trabalho e a contribuição de pessoas anônimas ou não na construção de uma sociedade solidária e fraterna, expressando valores sociais, éticos e morais.


Para receber o Título de Cidadão Itaitubense indiquei o pastor Nildson Flávio Ferreira Dias que tem uma história de lutas e conquistas como homem e missionário. Na região de Itaituba e Transamazônica pastor Flávio desenvolveu um trabalho sócio educacional e espiritual, juntamente com sua esposa na entidade A Mão Cooperadora e na Igreja de Deus. Um dos destaques de sua atuação foi  a nova proposta de atendimento Sócio-educacional para  A mão Cooperadora, ou seja, o Projeto Bem-te-Vi. Atualmente o Pastor Flávio é o pastor titular da Igreja de Deus Rede de Liberdade que compreende os bairros da Bela Vista, Floreta, Liberdade, Reicom e Bom Jardim.

Outro indicado foi o pastor Oreste Greiner que também tem sua história de vida pautada nas obras sociais.  Depois de muitos anos atuando em defesa do ser humano através dos valores sociais e religiosos, entregou em 2008 seu ministério pastoral da Igreja Central e atualmente prioriza sua função de diretor do ITBT-Amazônia e diretor das Obras Sociais, atuando nos municípios de Rurópolis, Trairão e Itaituba, através de quatro  Escolas de Educação Infantil, três  Escolas de Ensino Fundamental, Programa Projeto Bem-te-vi, a Clínica Betel e a Fazenda Maloquinha.

Raimundo da Silva Alves – Um homem simples que luta por direitos
Para ser homenageado com Honra ao Mérito  indiquei Raimundo Silva Alves (Castanheira) em reconhecimento a sua luta em prol dos menos favorecidos na questão da terra. Trata-se de um homem incansável na defesa dos direitos do homem do campo e seu histórico mostra justamente essa trajetória como delegado de base do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tucuruí e Assessor voluntário dos movimentos sociais.

Atualmente Raimundo da Silva Alves é Coordenador da Coordenação Extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal Estado do Pará e por isso, merece a nossa reverência.

Honrado em ser Cidadão Paraense


Ontem (19) no Centro De convenções da Amazônia em Belém  tive a grande alegria em ser agraciado com um título honorífico de Cidadão do Estado do Pará. Este título foi outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado, pelos relevantes serviços prestados aos municípios do oeste do Pará, sobretudo do território da BR 163. Com certeza isso é mais um incentivo para que eu continue lutando pelo desenvolvimento social de nossa região.