sexta-feira, 24 de maio de 2013

Minha trajetória. Minha história!

Projeto Rondon/Itaituba

Sou Técnico em Agropecuária, e formado em Letras pela Universidade Federal do Pará. Sempre tive uma sensibilidade social aguçada. Ainda como rondonista realizei um trabalho integrado com as acadêmicas de Serviço Social voltado ao atendimento dos ribeirinhos e famílias rurais. Em 1989 ao ser criado o Fórum DCA com 49 instituições, fui coordenador do Fórum dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Município de Itaituba.
  
A Mão Cooperadora: o homem como sujeito de sua história
Com o Ministério Público Estadual e as demais instituições, trabalhei na elaboração do Projeto de Lei que criou o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, o primeiro criado no Estado do Pará no qual fui presidente por três mandatos consecutivos.


Como Presidente do Conselho e contando com o apoio das Assistentes Sociais Lurdes Picardo e Rosangela Carradore, bem como, do casal Jaime e Socorro da Pastoral da Criança e dos Clubes de Mães, então, implantamos o Conselho Tutelar. Depois veio o Projeto de Lei do Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente, e implantou-se o Primeiro Abrigo Municipal em Itaituba.

Participação na CEDCA
Na minha trajetória destaco um projeto desenvolvido sob coordenação do  CMDCA e executado por seis instituições denominado Projeto Araçatu. Este projeto foi aprovado pelo Unicef, com recursos do Programa Criança Esperança da Rede Globo em 1993 para atendimento  a menino e meninas de rua, e em 1994 para atendimento a meninas prostituídas.

O trabalho como instrumento pedagógico
Como presidente do CMDCA, articulei com Instituições Estaduais e Nacionais junto ao Centro de Defesa do Menor ligado a República de Emaús e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. Dessa articulação, nasceu um projeto de pesquisa denominado Crianças e Adolescentes no Interior da Amazônia. Este projeto, além do diagnóstico social revelado, contribuiu para edição de dois livros: Meninas da Noite de Gilberto Dimenstain e Correndo atrás da Vida de Ana Diniz. O referido projeto também serviu de subsídios para instaurar uma CPI para apurar denúncias de prostituição infantil.

Coordenei a primeira e a segunda Conferência Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente e fui representante do Estado do Pará nas duas primeiras conferências nacionais.  Também contribui na discussão da LOAS e na criação do Conselho de Assistência Social e participei da Primeira Conferência Nacional de Assistência Social realizada em Brasília em 1995.

Durante os 22 anos em que trabalhei na Mão Cooperadora, sempre tive um grande envolvimento com as causas sociais de Itaituba, defendendo o trabalho como instrumento pedagógico. Na Maloquinha trabalhei com adolescentes, órfãos abandonados e infratores. Desenvolvi uma Escola Rural de tempo integral por onde passaram jovens carentes da zona rural e indígenas, alunos estes que hoje são biólogos, engenheiro ambiental, veterinário, técnicos em agropecuária, bombeiros, diretores e coordenadores de serviços públicos municipal e federal.

Contribui para formalização de um convênio com o Senai para profissionalização de jovens aprendizes em parceria com uma organização internacional denominada SAHAKARINE, cuja parceria contribuiu para formar centenas de jovens nas áreas de informática, corte e costura, marcenaria, encanador hidráulico, eletricista, música e atividades agropecuárias.

Na Mão Cooperadora fui Educador Social, professor de disciplinas técnicas, coordenador da Maloquinha e ocupei a direção geral das Obras Sociais da Igreja de Deus no Brasil sempre com muita determinação, humildade e simplicidade. Fui sempre solidário e parceiro das demais instituições que trabalhavam a Proteção Social no Município de Itaituba.
 
Em Moraes Almeida
Hoje estou vereador e espero continuar contribuindo de maneira firma para o nosso crescimento e desenvolvimento social. Algum tempo atrás demos os primeiros passos, agora vamos continuar trabalhando para atender as demandas do nosso povo.