quinta-feira, 16 de maio de 2013

Assistentes sociais: reflexões e homenagens do mês de maio


Maio é um mês com datas comemorativas de lutas e conquistas. É o mês em que homenageamos nossas mães, e também, a Lei Áurea suprimindo a escravidão que é questionável por libertar os escravos mas deixando-os alijados do desenvolvimento humano e social. Temos hoje em nossa sociedade outras modalidades de escravidão suprimindo o direito e a dignidade do cidadão. É preciso mais do que nunca combater a escravidão branca, o trabalho escravo...

Mas no mês de maio também se comemora o Dia do Trabalhador. Nesta data celebramos as conquistas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e também as lutas por melhores salários, principalmente, os salários dos servidores públicos municipais de Itaituba.

Dia 15 de maio reverenciamos também os profissionais do Serviço Social e aqui deixo minha mensagem para estes profissionais que valorizam o capital humano.


Nossa mensagem
Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.

Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está atuando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.

Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.

Esta "mãozinha" do assistente social é fundamental. Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar.
Parabéns aos Assistentes Sociais de Itaituba