sexta-feira, 3 de maio de 2013

Audiência pública discutiu garimpagem no Tapajós


Como resultado de uma mobilização popular, a Audiência Pública desta sexta-feira (3) que pautou a questão garimpeira no Rio Tapajós, a legislação ambiental e o decreto 714, reuniu mais de cinco mil pessoas no Ginásio Municipal de Itaituba. Observo que foi um movimento histórico de solidariedade e interação social  pelo fato de ter reunido além de garimpeiros, representantes de outros segmentos sociais e econômicos.  

O meu partido (PT) participou deste momento democrático através do deputado federal Zé Geraldo, deputado estadual Airton Faleiro e Claúdio Puty e prefeito de Jacareacanga Raulien Queiróz. Eu pessoalmente estive nos garimpos e nos municípios da região onde articulamos e fizemos parte dessa mobilização.

A audiência contou também  com participação de representantes de garimpos e dos municípios de Jacareacanga, Aveiro, Trairão, Novo Progresso e Itaituba além das cooperativas de garimpeiros, mineradores, comerciantes de Itaituba e população em geral. A reivindicação é a presença da Secretaria Estadual de Mineração e Meio Ambiente na região, agilidade nos processos de permissão de lavra garimpeira, bem como, prazo para que os garimpeiros busquem a adequação e exerçam sua atividade obedecendo aos critérios da legislação ambiental.

Neste evento, a insatisfação dos garimpeiros e mineradores foi expressa através de faixas e cartazes solicitando a revogação do decreto. Entendemos que essa questão é notadamente social, pois, envolvera economia de Itaituba que, aliás, é um município produtor de ouro.