terça-feira, 8 de setembro de 2015

MOVIMENTOS SOCIAIS FECHAM ENTROCAMENTO DAS BRS 163 E 230 EM CAMPO VERDE

A Associação de Moradores do distrito de Campo Verde mais associações comunitárias do distrito de Miritituba, Câmara de Vereadores, CDL Itaituba, Fórum das Entidades apoiaram o fechamento do Corredor de Grãos de Campo Verde que agrega o entroncamento das BRs 163 e 230.  Os movimentos sociais reivindicam do governo federal investimentos em infraestrutura, principalmente, obras e serviços no trecho Trairão/Campo Verde; construção das pontes dos kms 25 e 17, além da questão do desvio próximo a Miritituba,  um trecho de difícil trafegabilidade, principalmente, para o transporte de cargas.


O fechamento foi na manhã desta terça-feira (08), e dessa forma, o fluxo de caminhões de Mato Grosso com destino a Itaituba e Santarém estão impedidos de passar. 

Os manifestantes reivindicam do DNIT o asfaltamento no trecho da rodovia que passa em frente a Vila de Campo Verde, a construção das pontes em concreto do Km 17 e do Km 25, no trecho Itaituba-Campo Verde e a recuperação, com pavimentação asfáltica do desvio na chegada do distrito municipal de Miritituba.



Jurandir Alves é vice-presidente da Associação e também integra a Comissão Pastoral da Terra. Ele lembra que, quando os grandes projetos começaram a ser discutidas, foram realizadas audiências públicas e anunciadas compensações e benefícios sociais para as comunidades da área de influência dos empreendimentos. Mas, até agora, essas promessas permanecem apenas na teoria, nada de prática.


O distrito depende de Itaituba praticamente em todas as áreas do serviço público.  Agora, as famílias querem ter mais assistência, buscar alternativas de crescimento, e quebrar essa dependência. O distrito de Campo Verde está localizado a 30 quilômetros do porto de Miritituba, em Itaituba, e é considerado uma das maiores comunidades rurais do município, concentrando cerca de cinco mil e quinhentos habitantes.


Nos últimos anos, o distrito começou a crescer de forma acelerada, mas também desorganizada. Foi por causa dos terminais de cargas, instalados na zona portuária de Miritituba. Empresas foram instaladas aqui, mas a infraestrutura nunca recebeu nenhum tipo de compensação. Muito pelo contrário, está até mais danificada. Por causa disso, os moradores se uniram em uma associação e decidiram fechar as BRs 163 e 230.

É em Campo Verde que está localizado o entroncamento das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá). É um importante elo rodoviário entre os estados do Amazonas, Pará e Matogrosso. É também ponto vital para o escoamento de grãos do Norte Matogrossense. É exatamente essa condição geográfica que será utilizada como estratégia para o protesto que começou nesta terça-feira.

O vereador João Paulo que apoia o movimento, evidenciou a necessidade de investimentos públicos para atender as demandas reprimidas dessa região, lembrando que a mesma vive um protagonismo regional por obrigar grandes investimentos que remetem ao crescimento econômica, mas faltam cobrir as demandas estruturais para que a região alcance também o desenvolvimento humano.  E nesse contexto, conforme o vereador, a região necessita de investimentos públicos nas esferas municipais, estaduais e federais para melhorar a vida da população.

Segundo lideranças do movimento, o bloqueio só será suspenso após o inicio dos trabalhos. Eles alegam que já fizeram outros movimentos e o DNIT prometeu atender as reivindicações. Foi suspenso o bloqueio, mas o órgão não cumpriu seu compromisso. Agora, só depois de verem o trabalhado iniciado o bloqueio será retirado da BR 163.
Fotos: Blog do Peninha