A Associação de Moradores do distrito de
Campo Verde mais associações comunitárias do distrito de Miritituba, Câmara de
Vereadores, CDL Itaituba, Fórum das Entidades apoiaram o fechamento do Corredor
de Grãos de Campo Verde que agrega o entroncamento das BRs 163 e 230. Os movimentos sociais reivindicam do governo
federal investimentos em infraestrutura, principalmente, obras e serviços no
trecho Trairão/Campo Verde; construção das pontes dos kms 25 e 17, além da
questão do desvio próximo a Miritituba,
um trecho de difícil trafegabilidade, principalmente, para o transporte
de cargas.
O fechamento foi na manhã desta terça-feira
(08), e dessa forma, o fluxo de caminhões de Mato Grosso com destino a Itaituba
e Santarém estão impedidos de passar.
Os manifestantes reivindicam do DNIT o
asfaltamento no trecho da rodovia que passa em frente a Vila de Campo Verde,
a construção das pontes em concreto do Km 17 e do Km 25, no trecho
Itaituba-Campo Verde e a recuperação, com pavimentação asfáltica do desvio na
chegada do distrito municipal de Miritituba.
Jurandir Alves é vice-presidente da
Associação e também integra a Comissão Pastoral da Terra. Ele lembra que, quando
os grandes projetos começaram a ser discutidas, foram realizadas audiências
públicas e anunciadas compensações e benefícios sociais para as comunidades da
área de influência dos empreendimentos. Mas, até agora, essas promessas
permanecem apenas na teoria, nada de prática.
O distrito depende de Itaituba praticamente
em todas as áreas do serviço público.
Agora, as famílias querem ter mais assistência, buscar alternativas de
crescimento, e quebrar essa dependência. O distrito de Campo Verde está localizado
a 30 quilômetros do porto de Miritituba, em Itaituba, e é considerado uma das
maiores comunidades rurais do município, concentrando cerca de cinco mil e
quinhentos habitantes.
Nos últimos anos, o distrito começou a crescer de forma acelerada, mas também desorganizada. Foi por causa dos terminais de cargas, instalados na zona portuária de Miritituba. Empresas foram instaladas aqui, mas a infraestrutura nunca recebeu nenhum tipo de compensação. Muito pelo contrário, está até mais danificada. Por causa disso, os moradores se uniram em uma associação e decidiram fechar as BRs 163 e 230.
É em Campo Verde que está localizado o
entroncamento das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá). É
um importante elo rodoviário entre os estados do Amazonas, Pará e Matogrosso. É
também ponto vital para o escoamento de grãos do Norte Matogrossense. É
exatamente essa condição geográfica que será utilizada como estratégia para o
protesto que começou nesta terça-feira.
O vereador João Paulo que apoia o movimento,
evidenciou a necessidade de investimentos públicos para atender as demandas
reprimidas dessa região, lembrando que a mesma vive um protagonismo regional
por obrigar grandes investimentos que remetem ao crescimento econômica, mas
faltam cobrir as demandas estruturais para que a região alcance também o
desenvolvimento humano. E nesse
contexto, conforme o vereador, a região necessita de investimentos públicos nas
esferas municipais, estaduais e federais para melhorar a vida da população.
Segundo lideranças do movimento, o bloqueio
só será suspenso após o inicio dos trabalhos. Eles alegam que já fizeram outros
movimentos e o DNIT prometeu atender as reivindicações. Foi suspenso o
bloqueio, mas o órgão não cumpriu seu compromisso. Agora, só depois de verem o
trabalhado iniciado o bloqueio será retirado da BR 163.
Fotos: Blog do Peninha
Fotos: Blog do Peninha