sábado, 24 de outubro de 2015

Caminhada da Agricultura Familiar debate Impactos dos Grandes Projetos e o Desenvolvimento da Agricultura Familiar em Itaituba.

O município de Itaituba sedia etapa da Caminhada da Agricultura Familiar no Oeste do Pará, em evento que está sendo realizado neste sábado (24), na câmara de vereadores. O evento promovido pela Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) em parceria com instituições de pesquisa, extensão e assistência técnica rural,  tem como objetivo conhecer experiências, dialogar e identificar potencialidades e entraves para o desenvolvimento da agriculta familiar do estado é o objetivo da Caminhada da Agricultura Familiar no Centro-Oeste do Para.
                     

O grupo composto por lideranças rurais da Fetagri/PA, sindicatos, além de pesquisadores e técnicos da Embrapa e Emater e com a participação do deputado estadual Airton Faleiro está percorrendo os municípios da região para debater temas ligados à agricultura familiar e dialogar com gestores, movimentos sociais, ONGs e organizações de trabalhadores rurais.



Em Itaituba está sendo realizado o Seminário “Impactos dos Grandes Projetos e o Desenvolvimento da Agricultura Familiar”,  e conforme o vereador João Paulo Meister “este é um momento importante, pois, pela primeira vez, o desenvolvimento da agricultura ganha protagonismo”, informando “o nosso mandato tem essa bandeira de luta e tenho acompanhado de perto todas as demandas do nosso interior, pois, entendo que agricultura tem tudo para ser uma base forte de nosso economia, é por isso que lutamos dia após dia, numa luta incansável que nos anima a ir mais longe, e nesse aspecto tivemos conquistas para celebrar, como, por exemplo o programa Luz Para Todos”.


Sobre os Impactos dos Grandes Projetos e o Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Município de Itaituba, João Paulo reafirma que o setor tem que ser protagonista em meio às adversidades, e conquistar seu espaço como segmento econômico e social essencial para o desenvolvimento humano e o crescimento econômico.


A Caminhada da Agricultura Familiar no Centro-Oeste do Pará é uma iniciativa da Contag e Fetagri/PA com o apoio de diversos parceiros.  O roteiro de visitas tem mostrado que os agricultores familiares possuem muita vontade e capacidade, mas carecem de um melhor entendimento das oportunidades de negócios.


Com a realização da Caminhada, as iniciativas de sucesso praticadas pelos agricultores familiares do centro oeste paraense serão registradas na forma documentos técnicos, conferindo-lhes maior visibilidade e servindo como subsídio para formulação de políticas públicas para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no estado do Pará.