domingo, 28 de setembro de 2014

Terra Legal: agricultores de Itaituba recebem títulos de terras

Participei da solenidade de entrega de títulos de terras na  Secretaria Municipal de Agricultura junto com representantes dos Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Sindicato dos Produtores Rurais,Prefeita Eliene Nunes, secretário municipal de agricultura  Gregório Sousa e coordenador do Terra Legal  Helinelson Paranatinga.


A Regularização Fundiária tanto urbana, quanto rural é uma bandeira de luta nossa. Há muito tempo venho reivindicando esse direito dos agricultores através do Programa Terra Legal, pois, entendo que com essa conquista houve um resgate uma dívida histórica com os agricultores familiares. Em Itaituba foram contemplado 22 agricultores da Gleba Arraia. Próximas etapas virão, pois, o município de Itaituba foi contemplado com mais de duzentos títulos definitivos de terra.



O Programa Terra Legal é coordenado pelo ministério do desenvolvimento agrário e pelo Incra, que é o responsável em desenvolver o processo de regularização fundiária rural.

Os agricultores da gleba Arraia viviam há décadas na terra, sem o documento que garantisse sua propriedade de direito, sem conseguir acessar programas como o de Fortalecimento da Agricultura Familiar e o Minha Casa, Minha Vida Rural. A entrega desses títulos foi um reconhecimento ao trabalho destes bravos homens.