quinta-feira, 22 de maio de 2014

Audiência Pública pauta Regularização Fundiária em Itaituba


A questão urbana de Itaituba é um tema que gera preocupações coletivas e é também uma bandeira do nosso mandato. Por ser uma questão com raízes profundas e consequências no tecido social, solicitei à Câmara de Vereadores através de Requerimento a realização uma Audiência Pública para tratar da Regularização Fundiária Urbana, audiência essa agendada para esta sexta-feira (23) a partir das 10 horas, naquela casa de leis. Este evento pela sua natureza cidadã cria um espaço importante para que todas as pessoas que possam ser impactadas pela atuação regulatória tenham oportunidade de se manifestar.


O capítulo III da Lei Federal nº 11.977, de 07 de julho de 2009, é o primeiro marco jurídico de caráter nacional a dispor sobre a regularização fundiária em áreas urbanas de maneira abrangente. Além de conceituar, a lei cria novos instrumentos e procedimentos, define competências e responsabilidades, com o objetivo de agilizar e tornar efetivos os processos de regularização, especialmente nos casos em que esteja configurado o interesse social.

Nesse sentido, indicamos um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que dispõe sobre a criação e implantação do Programa Municipal de Regularização Fundiária, um suporte legal para tratar dessa questão.

As ocupações urbanas em áreas públicas ou privadas em Itaituba vêm se transformando nos últimos anos em uma questão geradora de conflitos sociais na questão da moradia. A questão fundiária revela que iniciativas de governo devem ser tomadas em curto e médio prazo para sanar esse problema.

Sabe-se que diversas moradias foram implantadas em desconformidade com a legislação ambiental, urbana e civil. Na maioria dos bairros, os moradores não possuem o reconhecimento formal de sua posse (títulos de posse e propriedade registrados no cartório de registro de imóveis). O Art. 182. Da Constituição Federal destaca: “A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei têm por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes”.

Nesse aspecto, é papel do município de Itaituba promover a regularização fundiária e regularizar as ocupações irregulares em seu território através de um programa articulado nos setores jurídico e institucional, no caso específico, o Programa de Regularização Fundiária do Município de Itaituba.


A participação das comunidades é muito importante, pois permite que as decisões sobre a organização da cidade sejam tomadas considerando a vontade de seus moradores. Um momento importante para participar é a audiência pública  que vai dizer como deve ser a organização do espaço da cidade, incluindo moradia, transporte, lazer, escolas, postos de saúde, etc.