sábado, 24 de maio de 2014

Regularização Fundiária Urbana e a nossa luta

Ontem colocamos em pauta na câmara municipal a questão da regularização Fundiária Urbana de Itaituba e foi como devia ser:  uma audiência pública que registrou um momento ímpar em nossa história. A sociedade atendeu ao nosso chamamento e foi a protagonista dessa ação demonstrando um exercício de cidadania, onde o homem não é mais mero objeto, mas sim o sujeito de sua história. Cidadão que diz o que pensa, opina e dá sugestão para a construção de um ambiente urbano melhor, amparado na regulação fundiária.

  

Nesta audiência, prefeitura municipal foi representada pela diretora de tributos  keila Lopes e pelo advogado José Ricardo da procuradoria Geral do Município. O evento pela sua natureza cidadã criou um espaço importante para que todas as pessoas impactadas pela atuação regulatória tivessem oportunidade de se manifestar, e foi o que aconteceu. Os questionamentos abordaram a questão social da moradia, bem como, os serviços públicos nos bairros criados em função de ocupações.


Na ocasião, foi enfatizado que as ocupações urbanas em áreas públicas ou privadas em Itaituba vêm se transformando nos últimos anos em uma questão geradora de conflitos sociais, além disso, diversas moradias foram implantadas em desconformidade com a legislação ambiental, urbana e civil. Na maioria dos bairros, os moradores não possuem o reconhecimento formal de sua posse (títulos de posse e propriedade registrados no cartório de registro de imóveis).

A participação das comunidades foi muito importante, pois permitiu que as decisões sobre a organização da cidade fossem tomadas considerando a vontade de seus moradores. Para os representantes da prefeitura municipal esta audiência foi um passo importante em prol da cidade, onde representantes de segmentos sociais, administração pública e poder legislativo se envolveram em torno de propostas consistentes que evidenciam a regularização fundiária urbana, e nesse sentido será criado um grupo multidisciplinar de trabalho para traçar um diagnóstico socioeconômico do ambiente urbano que envolve todos os bairros de Itaituba.