terça-feira, 1 de julho de 2014

Um incentivo para a produção familiar no município de Jacareacanga

A atividade agrícola no município de Jacareacanga sempre foi tímida, com pouca consistência. Mas a fertilidade do solo favoreceu a prática de uma extensa variedade de culturas, partindo do cultivo de frutas, que é o carro-chefe da produção. É nas comunidades do interior que tudo acontece. Um estudo de viabilidade feito por instituições de fomento, assistência técnica e extensão rural, descobriu que isso é possível. Em resposta, os produtores, que estavam desmotivados, abraçaram a causa e decidiram investir pesado com seu trabalho.
 
Para fortalecer as comunidades e incentivar a produção, foi preciso montar uma força conjunta, envolvendo organismos da Prefeitura e do governo do Estado. A parceria com o Incra favoreceu a recuperação de algumas estradas vicinais para facilitar o escoamento da produção. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), através do coordenador regional Adeliton Farias e do instrutor João Gerdau, entrou com a capacitação dos produtores, que ainda precisam aplicar técnicas modernas para manter ou aumentar a qualidade da produção.

  


A Secretaria de Agricultura do município (Semagra) recebeu apoio da Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri), através do gerente regional Douglas Moacir, que deu origem ao projeto. E não importa a distância, o importante é que os produtos sejam trazidos para o mercado.

Outro detalhe importante é o incentivo oferecido à comunidade indígena, que demonstrou ser eficiente na produção de farinha de mandioca. O produto já abastece o mercado local. Nas aldeias, as lideranças e famílias indígenas estão otimistas com essa nova tendência, que foi descoberta através da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas (Semai), com incentivo do prefeito Raulien Queiroz. O secretário Ivânio Alencar. Segundo ele, a nova filosofia de trabalho da Prefeitura de Jacareacanga foi o que tornou possível essa nova realidade. “Acreditamos no potencial produtivo das aldeias, e os nossos irmãos indígenas têm todo o direito de conquistar o mercado, já que a sua produção é de qualidade”, disse Ivânio.


“Aqui nós estamos testemunhando uma quebra do vínculo de dependência. Hoje nós podemos comemorar a nossa produção agrícola; a qualidade da produção, a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades. Quanto aos indígenas, esse potencial estava adormecido e, com esse incentivo, eles estão vivenciando uma nova fase na sua vida. Isso nos deixa muito orgulhosos por podermos contribuir para essa mudança tão significativa. É pra isso que trabalhamos”, disse o prefeito Raulien Queiroz.
Fotos: Ivânio Alencar