domingo, 7 de dezembro de 2014

Encontro do PT pauta temas de interesse da região oeste do Pará


O vereador João Paulo Meister, Edson Sousa e Ana Cativo da Executiva Municipal do partido em Itaituba  participaram no último sábado sábado (06) de uma Plenária Regional do Partido dos Trabalhadores (PT). Neste evento onde foram debatidos temas de interesse coletivo para a região do Tapajós e do Baixo Amazonas, como o Estado de Direito e o Processo Eleitoral; Avanço das Políticas Públicas e o desenvolvimento para a região oeste do Pará.

Estiveram presentes o Senador eleito Paulo Rocha, o Deputado Federal Zé Geraldo, e os Deputados Estaduais Airton Faleiro e Zé Maria Melo, além da participação de representações partidárias do PSOL, PMDB e PCdoB, bem como, movimentos e organizações sociais e as Instituições públicas e privadas. Foi uma mesa de debate muito rica de explanações e com grande encaminhamento pensando o futuro da região oeste do Pará.


Neste evento houve três momentos distintos: a primeira a mesa pautou “O Estado de Direito e Sistema Eleitoral Brasileiro”, tema este abordado pelo Senador Paulo Rocha e o jornalista Manuel Dutra. Na segunda mesa foi pontuado o tema “Desenvolvimento Sustentável do Oeste do Pará” tendo como expositores Olavo das Neves, coordenador do fórum das entidades de Santarém; Dra Raimunda Monteiro reitora da UFOPA e Deputado Federal Zé Geraldo.



Nesta mesa, os debatedores foram o presidente da Associação Comercial de Santarém, Vereador João Paulo e o jornalista J. Ninos. A terceira mesa evidenciou “O desafio do Partido dos Trabalhadores para os próximos anos”, tendo como expositores, João Batista da Executiva Nacional do PT, Airton Faleiro, Zé Geraldo e Paulo Rocha. Debateu esse tema, a professora Lucineide, o Deputado Estadual Zé Maria e Carlos Martins.

O vereador João Paulo evidenciou a importância de apresentar uma pauta de investimentos que dialogue com o desenvolvimento regional, conforme ele, “para que não sejamos apenas um corredor de exportação e um produtor de energia”. João Paulo também destacou que “é indemissível que o nosso governo tenha condições de asfaltar a BR 163 e a BR 230, e não consiga criar condições de perenizar as vicinais para que o agricultor familiar possa escoar sua produção”. João Paulo ainda enfatizou que não se justifica o Estado do Pará ser o maior produtor de energia e ter energia mais cara do país.


Neste evento, o Vereador João Paulo também pautou questões como, por exemplo, a telefonia móvel, internet e água e sobre esse recurso natural disse: “em pleno século XXI não temos  água potável apesar de estarmos na maior bacia hidrográfica do mundo”, além disso, falou  sobre licenciamento ambiental de grandes empreendimentos, destacando “não podemos mais admitir que uma licença para um porto da Bunge ou Cargill saia em tempo recorde, enquanto o licenciamento para assentamentos de agricultores perdura por décadas”.