quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Reunião avalia demandas no Programa Luz Para Todos

Articulada pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial da BR 163 (CODETER), o Programa Luz Para Todos foi pauta de uma reunião de avaliação realizada quinta-feira (04) na câmara de vereadores. O vereador João Paulo Meister que representa o poder legislativo no colegiado coordenou o evento. As demandas reprimidas e a necessidade de celeridade para que o programa avance nas zonas rurais dos municípios de Trairão, Aveiro e Itaituba foram elencadas pelos agricultores.   
  
Participaram do evento, representantes dos municípios de Itaituba, Trairão e Aveiro, do Conselho Gestor do PLP, Rede Celpa, empresa Raio de Luz, Fetagri, Emater, sindicatos da região, agricultores, prefeitura de Itaituba (Wesley Sena) e vereadores Iamax Ptado, Nicodemos Aguiar, Isaac Dias, Célia Martins e João Paulo Meister,  mediador do evento.


Uma das questões enfatizadas pelos agricultores foi o enquadramento dos mesmos na tarifa social, bem como, cobranças para os proprietários de lotes da taxa de iluminação pública, pois, segundo eles, esse benefício só existe nas vilas, sendo, portanto, uma cobrança indevida.

Sobre o andamento das obras de extensão da rede elétrica, Angelandro Quaresma engenheiro responsável pelo PLP disse que se faz necessária a contratação de mais empresas para cobrir esta demanda, além disso, destacou outras dificuldades para a celeridade do programa, como, por exemplo, o licenciamento ambiental e o acesso. Segundo ele, estes fatores criam grau de dificuldade para o avanço do programa.

Representando o governo municipal, o diretor de rede elétrica Wesley Sena destacou a parceria da prefeitura no melhoramento deste acesso com a recuperação de pontes, estradas e vicinais nas áreas de sua competência. Disse ainda que a secretaria municipal de meio ambiente está à disposição do conselho gestor para realizar o trabalho de licenciamento ambiental.

Os representantes da Rede Celpa, além da necessidade de contratação de novas empresas para o trabalho, enfatizaram também o período de inverno que se aproxima, e nesse aspecto, solicitaram a participação da prefeitura nas áreas de acesso para que o trabalho não pare.

Para o vereador João Paulo Meister,  essa reunião do PLP foi oportuna e esclarecedora para os agricultores, destacando que apesar das dificuldades, o programa já avançou em corredores produtivos, como, por exemplo, na estrada de Pimental, especificamente nas vicinais da Dez, da Quinze e da Vinte, beneficiando centenas de famílias de agricultores. Enfatizou que o governo da presidente Dilma Roussef tem o compromisso de dinamizar o programa na região e o CODETER mais os representantes de entidades, de empresas privadas e da prefeitura de Itaituba  devem fazer com que as políticas públicas cheguem efetivamente até o cidadão, isto é, que as parcerias sejam fortalecidas, e neste caso, é de suma importância a parceria da prefeitura na questão do acesso e do licenciamento Ambiental.

A questão ambiental

Sobre a viabilização do PLP no município de Aveiro e Itaituba, os representantes do comitê gestor evidenciaram o fato de Aveiro ter quase a totalidade de seu território incrustado em uma floresta nacional, e o município de Itaituba possuir áreas desafetadas no PARNA da Amazônia com dezenas de comunidades agrícolas, pois, as licenças ambientais nestas áreas são de âmbito federal.