terça-feira, 18 de agosto de 2015

Moradores de Campo Verde reivindicam asfaltamento das BR 163 e 230

Com objetivo de conhecer as demandas de obras e serviços públicos no interior, o vereador João Paulo Meister e o presidente da câmara vereador João Bastos Rodrigues (Cebola) estiveram semana passada visitando o distrito de Campo Verde, onde reuniram com representantes da associação dos moradores e empresários locais.


Na ocasião, os comunitários pautaram diversas reclamações, entre elas, a questão do fluxo de veículos leves e pesados na área que provocam intensa poeira, comprometendo a saúde de crianças e idosos, além de colocar em risco a questão da trafegabilidade no setor. Nesta reunião, os vereadores agendaram uma reunião na câmara municipal com os moradores, empresários do distrito e representantes do DNIT e da ATAP, associação esta que reúne as empresas que atuam nos portos graneleiros de Miritituba.



A reunião aconteceu semana passada, e a pedido do presidente da câmara, João Bastos Rodrigues, os trabalhos foram coordenados pelo vereador João Paulo Meister contando também com a participação do vereador Orismar Fonseca. Na ocasião, o empresário José Belloni, enfatizou que os moradores estão vivendo em condições desumanas com ausência de ações que possam melhorar a qualidade de vida da população.  


O morador Celeste Guizoni informou que crianças e idosos estão sofrendo com doenças respiratórias em função da poeira. Jurandir representante da Comissão Pastoral da Terra argumentou que, por ocasião de uma audiência pública foi solicitada a instalação dos correios de Santarenzinho, mas as empresas prometeram mundos e fundos e não cumpriram nada, concluiu Jurandir. O padre João, ao fazer uso da palavra disse que ainda estão tentando dialogar, mas que ações mais drásticas estão sendo planejadas. As demais lideranças abordaram o assunto na mesma direção, sempre acentuando as condições insuportáveis, provocadas pela poeira e cobrando uma solução urgente, sob pena de interdição das BR’s 163 e 230.


Em seguida, o vereador João Paulo Meister passou a palavra para o representante do DNIT Dr. Marcelo que mostrou um panorama da BR 163 e BR 230 e evidenciou as limitações e possibilidades de ações governamentais nas rodovias, enfatizando que o contrato com a Sanches Tripollini contempla o trecho em questão, e que deve ser asfaltada no máximo até 2017. Informou também que poderia dialogar com a empresa que faz a conservação para aguar a pista três vezes por dia.  Na ocasião, os comunitários se manifestaram exigindo uma decisão definitiva, solicitando o asfaltamento em frente ao distrito de Campo Verde.


Após ouvir a manifestação de todos os presentes, o vereador João Paulo Meister fez um resumo das falas e propôs os encaminhamentos, que assim ficou definido: o engenheiro Marcelo do DNIT fará a gestão para minimizar a questão da poeira com caminhão pipa, e até o dia 25 de agosto dará uma resposta com relação ao asfaltamento do trecho solicitado e pedirá para a empresa de conservação arrumar as entradas e saídas do distrito de Campo Verde.