terça-feira, 19 de novembro de 2013

Agricultura e pecuária: arranjos produtivos para o desenvolvimento

O município de Itaituba vive um momento ímpar em sua história se tornando uma rota do desenvolvimento econômico e social. Entendemos que este desenvolvimento passa necessariamente pelo setor produtivo e sua diversidade, pois, esta é uma forte vocação econômica que vem evoluindo ultimamente com as políticas públicas para agricultura e pecuária. Temos vários exemplos de trabalhos neste segmento que vêm se fortalecendo.


Semana passada visitei  os municípios da transamazônica  onde mantive contato com Avelino Ganzer representante da presidente Dilma na região. Visitei a Coopetra (Cooperativa Agroleiteira Transamazônica) no município de Rurópolis que foi fundada no ano de 1993, iniciativa que eu apoio. Diante dessas ações pioneiras que servem de modelo para o setor produtivo, percebo a necessidade da Embrapa nos arranjos produtivos de fruticultura, mandíocultura e leite.

Nesse aspecto, tive requerimento aprovado solicitando a implantação  de um Núcleo de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Transferência de Tecnologia (EMBRAPA) no município de Itaituba.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) é uma instituição pública brasileira vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criada em 26 de abril de 1973, cujos objetivos são a produção de conhecimento científico e desenvolvimento de técnicas de produção para a agricultura e a pecuária brasileira.

Tem como missão Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura em benefício da sociedade brasileira.