segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Festival do Cacau: uma referência para agricultura de Itaituba e região

O Festival do Cacau evidencia o trabalho  das comunidades de Monte Moriá, Monte Dourado, entre outras localizadas na vicinal do cacau em prol do desenvolvimento da agricultura familiar. Tivemos participação junto aos órgãos agrícolas de Itaituba e região para a criação e manutenção deste evento que hoje firma-se como um referencial de que pudemos ir mais longe, em prol de uma agricultura moderna e sustentável que gere emprego e renda.


  

O Festival do Cacau vem sendo realizado há seis anos na comunidade Monte Dourado, que fica a 42 km de Itaituba na vicinal do Cacau, que é  uma região de integração com grande produção de cacau.  Trata-se de uma comunidade que vive basicamente da agricultura familiar que se prepara o ano inteiro para que este evento seja um sucesso, e assim, firmar-se como modelo a ser seguido por outras comunidades e suas vocações produtivas, como já vem acontecendo  com a inserção do festival da mandioca no calendário de eventos agrícolas de Itaituba e região.


A sexta edição do evento demonstrou o crescimento da cultura do cacau na transamazônica, bem como, a qualidade do produto.