quinta-feira, 28 de agosto de 2014

As nossas ações em prol do município de Itaituba

No decorrer do nosso mandato não tenho medido esforços para acompanhar de perto as ações e serviços públicos no município de Itaituba. É com muita satisfação que dedico grande parte do meu tempo para observar, constatar e vivenciar a realidade social e econômica em nossa zona rural.

De estrada em estrada, de vicinal em vicinal, de ramal em ramal faço questão de acompanhar os trabalhos de infraestrutura no interior. Recentemente estive nas comunidades de São Benedito, São José e São Manoel  acompanhando a aplicação de recursos destinados à recuperação e manutenção de estradas, bem como, a situação das pontes.


Esses recursos destinados para essa finalidades foram oriundos das reivindicações populares dos movimentos sociais do oeste do Pará. Fiz e faço parte desses movimentos com muita honra, pois, entendo que é através deles que se lutam e se conquistam direitos. Nesse aspecto, estive diversas vezes em Brasília pleiteando uma pauta positiva em prol de investimentos públicos para Itaituba e região.

No Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) pedimos  agilidades nos assentamentos de Miritituba e Arixi, no ICMBio na demarcação do Parque Nacional da Amazônia, bem como, a questão da moradia no campo através do Programa Nacional de Habitação Rural  (PNHR). 

Na sede da ELETROBRAS, tivemos uma proveitosa audiência com o diretor de geração Luiz Cardeal. Na ocasião fizemos uma avaliação do Complexo Tapajós onde pautamos a necessidade de construção de diálogo com a sociedade civil, ou seja, a participação social.

No Ministério das Minas e energia participamos de uma audiência com o diretor do programa Luz Para Todos Aurélio Pavão. Na ocasião, sugerimos a inserção de famílias que focaram fora do primeiro levantamento, bem como, as questões de expansão do programa para as comunidades isoladas, ribeirinhos e reservas extrativistas. Também na quarta-feira participamos de uma audiência na Secretaria Geral da Presidência da República com o Ministro Gilberto Carvalho. Nesse encontro fizemos um balanço do resultado das negociações entre governo federal e a região oeste do Pará, sendo que ficou acordado, o monitoramento desta secretaria na nossa pauta de reivindicações.