segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Feira da Mulher Rural de Itaituba: uma iniciativa de geração de renda

No último final de semana aconteceu mais edição da Feira da Mulher Rural do município de Itaituba na praça do congresso onde as agricultoras tiveram oportunidade de expor e vender seus produtos neste evento que é apoiado pela Sagri e Emater.

A Feira começa sempre a partir das seis horas da manhã no último fim de semana de cada mês, e devido ser composta apenas por mulheres rurais, não há presença de atravessadores, o que reduz o custo final ao consumidor e consequentemente gerando maior renda para as mulheres que estão cada vez mais diversificando sua produção.

  


As vendedoras que são as próprias produtoras têm o apoio dos técnicos do Escritório Local de Itaituba da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Elas recebem da Empresa todo o uniforme de higiene para manipulação e preparo dos alimentos como gorro, avental e luva e são orientadas ao preparo dos doces e a conservação e embalagem pelos técnicos da área social da Emater em Itaituba. Os produtos em exposição são o cupuaçu, cacau, tucupi, farinha de mandioca, tapioca, macaxeira e galinha caipira. Os frutos são vendidos In natura, ou na forma de doces, cremes e  bolos.

Para o vereador João Paulo Meister apoiador desta iniciativa, com este trabalho, as agricultoras itaitubenses vem mostrando que o empreendedorismo já chegou também no campo gerando renda.

UM ESPAÇO PARA A FEIRA

Estamos lutando para que as mulheres trabalhadoras da zona rural tenham um local definitivo para a realização da feira. Participamos de uma discussão onde foi pautado que o local para este evento seria o barracão onde antes funcionava a Cobal. Vamos lutar para que as nossas feirantes conquistem esse espaço.