quarta-feira, 12 de novembro de 2014

IV FEST MANDIOCA

Aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro, a IV edição do Fest Mandioca, evento organizado pela Associação Comunitária dos Pequenos e Médios Agricultores e Produtores de Igarapé Preto e Região em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaituba através da Secretaria Municipal de Agricultura.

A abertura oficial foi antecedida por palestras do Cred Cidadão, realizada pelo coordenador Marcos Cleoci; Políticas Sociais, senhor Elias do STTR, e Empreendedorismo pelo senhor Celson Braga do SENAR.

 

Para Douglas Moacir gerente regional da SAGRI, órgão parceiro do evento, a cada ano os desafios são maiores, mas com o empenho da comunidade e dos parceiros são fatores decisivos para sucesso.


O principal objetivo do Fest Mandioca é apresentar aos visitantes o potencial que o município possui quando o assunto é a agricultura familiar, nesse caso em Igarapé Preto onde a vocação econômica  é a mandiocultura.

As competições Um dos momentos mais esperados do festival. O torneio de descasca de mandioca foi muito movimentado, as competidoras e suas habilidades com as facas afiadas não perdiam tempo dentro dos quatro minutos que tinham para descascarem o maior número de raízes que seriam posteriormente avaliadas e pesadas pelos jurados. A competição foi bastante acirrada e ao final, Edinalva Lima da Silva sagrou-se campeã, pelo segundo ano consecutivo e ganhou um caititu.

No torneio da qualidade da farinha três competidores concorreram, os produtos apresentados foram criteriosamente avaliados e degustados pelos técnicos, e a maior nota ficou para o senhor Francisco Alves da Silva que ganhou cem reais em dinheiro.


Para o vereador João Paulo Meister esta edição do Fest Mandioca foi um momento ímpar para os agricultores, pois,  esse momento foi registrado com a implantação do programa luz para todos que sempre foi um anseio da comunidade e agora é uma realidade.