quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Reunião no DSEI Tapajós pautou energia elétrica em aldeias indígenas

A expansão do Programa Luz Para Todos para atender demandas de aldeias indígenas foi pauta de uma reunião realizada na tarde de quarta-feira (5) no DSEI Tapajós. Participaram desta reunião Cleidiane Carvalho coordenadora do DSEI Tapajós,  Carlos A. Hoffmann  representante do Departamento de Políticas Sociais e Universalização de Acesso à Energia do Ministério das Minas e Energia;  Jorge S. Junior representante da Eletronorte; Robson Luiz Dias dos Santos diretor de Expansão da Região Oeste da Rede Celpa; Aldeir Macedo da Silva  da Coordenação Regional Tapajós e Vereador João Paulo Meister.



Na ocasião, o vereador João Paulo evidenciou  que o Departamento de Políticas Sociais e Universalização do Acesso à Energia tem entre outras competências coordenar as ações decorrentes de políticas sociais e das diretrizes de universalização do acesso e uso da energia, bem como, apoiar e orientar programas e projetos, de políticas sociais de energia.


Na reunião, ficou definida a realização de uma consulta até o final deste mês para validar o projeto, bem como, solicitar da Funai autorização da obra. Além dessa consulta, haverá ainda uma oficina sobre a utilização da energia, consumo e tarifa diferenciada para a população indígena.

A pauta de expansão do Programa Luz Para Todos nas comunidades  indígenas defendida pelo vereador João Paulo Meister  contempla  nesta etapa as aldeias Sawre Apompu que possui oito famílias, bem como, a aldeia Sawre Jaybu que possui treze famílias. Nessas localidades os moradores praticam a agricultura familiar e a pesca artesanal.