terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

UFOPA abriu licitações para obras em Itaituba, Monte Alegre e Alenquer


De acordo com a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, a interiorização da Universidade é uma prioridade para os próximos anos. “A expansão do ensino superior público federal é uma demanda antiga dos municípios da região do Baixo Amazonas e do Tapajós. Priorizamos a distribuição de recursos nessas três cidades onde ainda não temos estrutura própria. Queremos criar condições para nos próximos quatro anos podermos ofertar cursos superiores em todos os municípios fora da sede”, enfatizou.


Em cada um dos três municípios será erguido, inicialmente, um prédio de quatro pavimentos, com cerca de 4.000m². No total, as três obras somarão um investimento de quase R$30 milhões. “Em termos de infraestrutura, esses primeiros blocos deverão contar com salas de aula, salas administrativas, biblioteca, laboratórios e auditório”, explica Raimunda Monteiro. A previsão é de que as obras se desenvolvam ao longo de 2015 para que em 2016, a Universidade possa ofertar os primeiros cursos regulares de graduação nesses locais.

Ainda de acordo com a reitora, a instalação da Universidade nos três municípios representa uma nova fase no desenvolvimento regional. “Queremos manter o diálogo permanente durante os próximos anos para que possamos definir a estratégia de implantação e de consolidação destes municípios como polos de educação superior na região. As estratégias de ensino e pós-graduação serão formuladas de acordo com as demandas de cada um deles”, ressalta.

Para o vereador João Paulo um dos defensores da  implantação do campus da UFOPA em Itaituba,  essa interiorização do ensino superior público é uma prioridade. “No contexto de expansão do ensino superior, o município de Itaituba é prioridade, considerando a importância dessa região e de todos os acontecimentos que ocorrerão aqui, em relação à logística de transporte e mineração. O objetivo é formar profissionais e preparar a região para receber esses investimentos