sábado, 15 de março de 2014

Enchentes: Dilma sobrevoa Rondônia após envio de medicamentos e militares para atender a população

A presidenta Dilma Rousseff sobrevoou neste sábado (15) áreas atingidas pelas cheias do rio Madeira em Porto Velho, no estado de Rondônia.  Acompanharam a presidenta os ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Integração Nacional, Francisco Teixeira.


Para atender às vítimas das enchentes, o Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS, enviou para Rondônia, desde o início das chuvas,  6,25 toneladas de medicamentos e insumos divididos em 25 kits, capazes de atender 37.500 pessoas em um mês.


A Força Nacional do SUS encaminhou ainda 750 mil frascos de hipoclorito (utilizado na purificação de água), 1.090 ampolas de soro para animais peçonhentos e 193 kits de diagnóstico para leptospirose. Cada kit encaminhado ao estado é composto por 48 itens, sendo 30 medicamentos e 18 itens de insumo, com capacidade para atender 1.500 pessoas por mês. A Força Nacional do SUS monitora e auxilia também os estados do Acre, Amazonas e Pará, afetados por enchentes.

O governo federal enviou ainda para Rondônia 21 militares fuzileiros navais, 159 militares do Exército Brasileiro, 45 militares da Força Nacional de Segurança (30 bombeiros e 15 policiais), além de aeronaves da Força Aérea Brasileira, um helicóptero HM2 Black Hawk, dois C 105 – Kaza (apoio de transporte de mantimentos de Porto Velho para Rio Branco), um navio hospital com um helicóptero esquilo a bordo, um navio patrulha, 14 viaturas de 5 toneladas, 10 embarcações de pequeno porte e uma ambulância.
Portal Brasil