domingo, 27 de abril de 2014

Embrapa inaugura terceiro maior banco genético do mundo

O Brasil já possui, desde sexta-feira, a terceira maior instalação do mundo e a maior da América Latina, para abrigar recursos genéticos. O Banco Genético da Embrapa fica em Brasília e pode abrigar até 750 mil amostras de sementes, dez mil vegetais in vitro, além das coleções animais ou de microrganismos mantidas a 180º C negativos por meio de nitrogênio líquido, método conhecido como criopreservação.


Reprodução Internet
Ao todo, o prédio terá capacidade para abrigar mais de um milhão de amostras. A obra envolveu investimentos de R$13 milhões. Segundo o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, os recursos genéticos são a base da pesquisa e o pilar central da agronomia brasileira. Entre as grandes conquistas da pesquisa agropecuária nacional estão adaptação de bovinos da Índia, soja da China e gramíneas da África.


“O Brasil ingressa no grupo dos grandes países que preservam o patrimônio genético da humanidade", comemorou o chefe geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Mauro Carneiro, para quem o banco recém-inaugurado impulsionará pesquisas e será um importante repositório de segurança para materiais de interesse agropecuário.

Gerenciamento de dados genéticos

Os depósitos de materiais de toda a coleção genética da Embrapa serão gerenciados por um sistema de informação desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em parceira com a Embrapa Informática Agropecuária em Campinas ( SP). Batizado de "Alelo " o sistema indica a localização de armazenamento de cada amostra e apresenta seus dados de caracterização como, por exemplo, indicação do local e data de coleta, quantidade armazenada, etc.

Fonte:Embrapa