segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O avanço da produção agrícola com nosso incentivo e assistência técnica

No último domingo estive no Cocalino, onde  tenho uma história bonita relacionada àquela comunidade. Participei de forma efetiva e articulada junto ao deputado federal Zé Geraldo (PT) para conseguir a desafetação do Parque Nacional da Amazônia , e assim tirar a comunidade de dentro do PARNA. Antes mesmo de a comunidade sair do parque, conseguimos através de uma licença do Ibama fazer uma recuperação paliativa no ramal de acesso, justificando o baixo impacto ambiental da operação.

Logo após a desafetação do parque e da exclusão da comunidade, ainda como técnico da secretaria de agricultura sensibilizar o gestor municipal a abrir a estrada de acesso ao Cocalino.


Acredito que esta comunidade em um futuro bem próximo será altamente produtiva, pois, a fertilidade natural do solo é favorável e a topografia é excelente para a produção agrícola.

Na ocasião, visitei agricultores familiares que possuem plantios diversos, entre eles, batata doce, macaxeira, gergelim, pimenta, jerimum, banana, cacau. Essa extraordinária diversificação comprova a vocação natural da comunidade se fortalecer na produção familiar. Há de se destacar a significativa produção de farinha já existente e hoje saem duas carradas por semana do produto.

Estou incentivando, além da agricultura, a produção de leite. Este ano teremos um agricultor familiar financiado pelo programa “Mais Alimento” para aquisição de matrizes e melhoria das instalações.


Estive também na propriedade do “Seu” João onde estou incentivando a produção com irrigação por gotejamento.