terça-feira, 10 de setembro de 2013

Projeto de Lei reconhece a importância o garimpeiro na sociedade itaitubense

Na sessão desta terça-feira (10), na câmara de vereadores foi aprovado um Projeto de Lei de minha autoria instituído o Dia 21 de julho, como o Dia do Garimpeiro.  Conforme o projeto, essa data fará parte do calendário de eventos do município de Itaituba.

Como forma de preservar os elementos que compõem o perfil de nossa identidade sociocultural, este vereador depois de pesquisar o advento da garimpagem na Província Aurífera do Tapajós, percebeu a existência de uma lacuna entre estes homens anônimos no contexto histórico e a estrutura social com suas classes dominantes e subalternas. O garimpeiro hoje continua sujeito anônimo de sua história sem o reconhecimento oficial de sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento do município de Itaituba.


Como verdadeiros bandeirantes, eles foram desbravadores pioneiros, superando os obstáculos naturais e as adversidades, como a malária, por exemplo. Há de se compreender que um povo se identifica pelos vínculos culturais formados a partir de uma dinâmica social. Excluído socialmente enquanto grupo e/ou indivíduo, o garimpeiro representa o que fomos o que somos e o que seremos em prol de uma sociedade justa, solidária e fraterna. 

Como forma de reconhecimento público da classe garimpeira para o Município de Itaituba, este Projeto de Lei resgata a importância do garimpeiro que migrou para esta região contribuindo para o surgimento, através das novas gerações de uma população diversa e plural.