terça-feira, 10 de setembro de 2013

Requerimento solicita identificação de Itaituba como Cidade Pepita

Na sessão desta terça-feira (10) tive requerimento aprovado que solicitação a identificação de Itaituba como Cidade pepita, bem como, a construção da Praça do Garimpeiro.


Sabe-se que os garimpeiros através de suas bateias e equipamentos de mergulho nos garimpos da Província Aurífera do Tapajós deram uma contribuição importante para a construção e consolidação da nossa sociedade, principalmente, no aspecto econômico. No entanto, esses bravos homens, sujeitos anônimos de nossa história foram excluídos de forma involuntária das políticas públicas municipais. São, portanto, elementos importantes do nosso patrimônio social e simbólico, e por isso mesmo, devem ser reverenciados como forma de preservar nossa identificação sociocultural como “Cidade Pepita”.


O requerimento  recebeu votação favorável, e será enviado ofício a Prefeita Eliene Nunes, para que através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), construa a Praça do Garimpeiro no território de Bela vista, por ser um local de concentração populacional de garimpeiros e ex-garimpeiros, bem como, crie nossa identificação de “Cidade Pepita” através de Portais em áreas estratégicas da cidade, como, por exemplo, na bifurcação das Rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá (KM 30); entrada de Miritituba; entrada de Itaituba (sentido Jacareacanga/Itaituba) e Aeroporto Municipal.