quarta-feira, 25 de março de 2015

Comunidades reivindicam desafetação do PARNA da Amazônia

A questão da desafetação do Parque Nacional da Amazônia no que se refere às seguintes comunidades agrícolas: Universo, Pantanal de Areia, Nova Fronteira, Monte Verde, Cocalino, Nova Integração e São Manuel vem sendo pautada no mandato do vereador João Paulo Meister (PT).

  

Dia 18 de março, representantes dessas comunidades e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaituba evidenciaram a questão na câmara municipal, bem como, a desinterdição dos Projetos de Assentamentos Miritituba e Arixi, e ainda, a desapropriação das comunidades de Conquista I e Conquista II. 


De acordo com o vereador João Paulo Meister, ficou definida uma viagem a Brasília com a pauta da regularização fundiária rural das comunidades no entorno do Parque Nacional da Amazônia, cujas audiências deverão ser agendadas para o mês de maio no Ministério do Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente e Casa Civil.


Nesse aspecto, o vereador João Paulo  articulador da viagem visitou a comunidade de Cocalino onde manteve contato com os agricultores pautando a questão da desafetação do parque e os caminhos que levam ao desenvolvimento sustentável, onde o agricultor é o agente protagonista deste desenvolvimento.