quarta-feira, 25 de março de 2015

Fundo DEMA beneficia Conquista I

Em companhia de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaituba, estive participando de mais uma ação em prol da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável. Desta vez, visitamos a comunidade Conquista I onde foram entregues materiais e equipamentos para a dinamização dos trabalhos.


Os equipamentos como  mesas, cadeiras computadores, impressoras foram entregues à comunidade no último final de semana e eles vão dar suporte ao projeto de Manejo Sustentável através do DEMA.  Este fundo tem por finalidade captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no Bioma Amazônia, nos termos do Decreto no 6.527, de 1º de agosto de 2008.


O Fundo DEMA
Criado em 2003, que financia projetos coletivos dos “Povos da Floresta – povos indígenas, quilombolas, comunidades extrativistas, ribeirinhas e da agricultura familiar”, que visem a valorização socioambiental dessas populações, assim como a preservação do Bioma Amazônico.

O Fundo é resultado da luta e da conquista das organizações e movimentos sociais da Amazônia Brasileira, que se materializou por meio de um processo bem sucedido de parceria desses atores sociais, mais o Ministério Público Federal e o Governo Brasileiro.

Ao fundo se deu o nome de Fundo Dema, em homenagem a Ademir Alfeu Federicci, conhecido como DEMA, coordenador do Movimento pelo Desenvolvimento da Transamazônica e Xingu, um dos vários mártires da floresta, assassinado em sua casa, na frente da esposa e filhos, no dia 25 de agosto de 2001.