sexta-feira, 6 de março de 2015

PT: encontro pauta agenda de prioridades para Itaituba e região

O Partido dos Trabalhadores realizou em Itaituba sexta-feira (06) no Hotel Riozinho, um encontro que contou também com a participação de representantes dos municípios de Aveiro, Trairão, Rurópolis, Novo Progresso e Jacareacanga. Neste evento foram discutidos temas relevantes para a região, bem como, a conjuntura sociopolítica regional e municipal e produção de uma agenda de prioridades para o Oeste do Pará.

O encontro contou com grande participação de filiados e representantes de movimentos sociais, e ainda, as presenças  do Secretário Estadual de Informação Política Geraldo Pastana, deputado estadual Airton Faleiro, deputado federal Zé Geraldo, vice-prefeito do Trairão Ezequiel Gomes, presidente da câmara de Novo Progresso Macarrão, vereador João Paulo Meister e membros do diretório municipal de Itaituba.

Na condução da programação, o  vereador João Paulo Meister, evidenciou o contexto social, econômico e político de Itaituba que hoje tem um protagonismo no espaço regional pela forte presença do governo federal em ações e serviços públicos, como, por exemplos, as Unidades Básicas de Saúde, quadras poliesportivas, programas Luz para Todos que avançou na zona rural de Itaituba e Minha Casa, Minha Vida.

O vereador também enfatizou os investimentos públicos e privados que contemplam o município, entre eles, os portos graneleiros e o Complexo Tapajós, investimentos esses que devem alinhar o crescimento econômico com o desenvolvimento humano e social, para que desta forma sejam atendidas as demandas reprimidas do município nas áreas essenciais da administração pública através de contrapartidas do governo e da iniciativa privada.

O representante do Partido dos Trabalhadores de Jacareacanga Pedro Lúcio Santa Rosa destacou as conquistas do partido no município e a administração do prefeito Raulien Queiroz que priorizou o servidor público e a Lei de Responsabilidade Fiscal aplicando os recursos públicos com transparência como preconiza os princípios  institucionais, evidenciando que hoje o município de Jacareacanga tem papel importante no desenvolvimento regional com o Complexo Tapajós, e ainda por angariar a condição de polo madeireiro sustentável, na Floresta Nacional  do Crepori.

A vereadora Edileuza Viana evidenciou  o trabalho realizado com a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, e nesse aspecto, Jacareacanga foi contemplado com um laboratório de entomologia e um  entro cirúrgico com mil e setecentos itens hospitalares.

Falando aos presentes, o deputado estadual Airton Faleiro destacou as lutas e conquistas do Partido dos Trabalhadores na região, em especial a universidade do Oeste do Para (UFOPA) e os investimentos na zona rural, como, por exemplo, a captação de água nas comunidades rurais.

O deputado federal Zé Geraldo enfatizou o fortalecimento dos movimentos sociais como portas vozes das demandas reprimidas, a inclusão social através dos programas de governo e a importância da região na arena do crescimento econômico e do desenvolvimento social.