terça-feira, 5 de maio de 2015

Rurópolis: Audiência Pública discutiu desenvolvimento regional

A defesa dos interesses de nossa região, principalmente, interesses relacionados ao nosso desenvolvimento econômico e social vem pautando o meu mandato de vereador. Um mandato popular, pois, onde existe a um lugar, um espaço  de falar e ser ouvido, estarei presente. Não meço esforços para chegar em diversos lugares e dizer o que temos e o que queremos para o município de Itaituba. 


Nesta terça-feira fiz parte de mais um cenário de discussão defendendo os nossos interesses, as nossas demandas. Trata-se de uma audiência pública  convocada pela ATAP realizada no município de Rurópolis sobre os investimentos para a nossa região, principalmente, os portos graneleiros, e desse investimentos não queremos o ônus social.

Queremos o desenvolvimento com sustentabilidade, e nesse contexto, solicitamos a implantação de um programa de integração regional vinculado à economia nacional com a vinda de  fertilizantes aos portos para a produção e a produtividade da agropecuária regional, para a disponibilidade de farelos e rações para fomentar a cadeia produtiva de pequenos animais, incluindo a piscicultura.
                   
Segundo Luís Antônio Pagot, representante da CIANPORT, essa proposta estava sendo construída com a secretaria especial de produção, mas com a reforma administrativa do atual governo do estado, a proposta está parada.  Nesta audiência, solicitei que a sociedade civil discuta com o governo as compensações sociais e que elas integrem as condicionantes antes da expedição da Licença de Operação dos empreendimentos. 

Neste evento, solicitei também mais celeridade para plano de manejo florestal e no licenciamento ambiental dos assentamentos rurais.