quinta-feira, 7 de maio de 2015

STTR e comunidades agrícolas reivindicam avanço na desafetação do Parque Nacional da Amazônia

A Regularização Fundiária tanto urbana quanto rural vem sendo uma das bandeiras de luta do mandato do vereador João Paulo Meister (PT). Na questão urbana, por iniciativa do vereador, foi realizado ano passado, uma audiência pública onde foram discutidas propostas com o poder público e associações comunitárias sobre a titulação de terras.


Na zona rural não é diferente: a luta é em defesa das centenas de famílias de agricultores que vivem e produzem no entorno do Parque. O vereador também ressaltou que vai ser cobrado a desinterdição do PA Miritituba e PA Arixi, ambos embargados pelo Ministério Público federal, com alegação de sobreposição com a área do Parna. Com a desafetação do Parna em 2012, isso ficou resolvido, não havendo motivos para continuar interditada.

Nesse contexto, João Paulo participou nesta quinta-feira (07) de uma reunião convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itaituba onde foi pautada essa questão, bem como, a viagem em junho deste ano a Brasília de representantes dos agricultores. Além do STTR, essa iniciativa conta também com apoio da Fetagri, Contag e Câmara Municipal.



O vereador João Paulo está trabalhando também para trazer a presidente do Incra em Itaituba para um amplo debate da questão fundiária. A viagem ficou agendada para o mês de junho.


Em Brasília, os representantes dos interesses das comunidades agrícolas no entorno do parque vão pleitear junto aos órgãos competentes, a desafetação, pois, os agricultores desta área pleiteiam a posse e regularização da terra e acesso às políticas destinadas a  agricultura.