sexta-feira, 29 de maio de 2015

Vereador João Paulo cobra resgate de dívida histórica com os movimentos sociais


O vereador João Paulo Meister (PT) junto com a Fetagri e Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais de Itaituba entregou pauta de demandas a presidente nacional do Incra Maria Lúcia Falcón em uma agenda muito disputada. Neste evento que aconteceu em Santarém nos dias 28 e 29, estiveram reunidos representantes dos movimentos sociais do Oeste do Pará (Transamazônica, Xingu, Baixo Amazonas e BR 163).

O vereador João Paulo que tem pautado seu mandato em apoio às lutas populares integrou a comitiva da BR 163, representando a Câmara Municipal de Itaituba junto com Ivaldo Almada, coordenador da Fetagri e Maria do Socorro Almada, presidente do STTR


Pelo polo da BR 163 participaram representantes de Cachoeira da Serra, Novo Progresso, Trairão, Rurópolis, e presente também o secretário de agricultura de Itaituba Sousa. Na oportunidade, a presidente do Incra agradeceu a presença de todos e disse que esse gesto de   como gesto de crédito ao Incra, e da mesma forma a vinda do Incra à região acena positivamente a determinação do ministro Petrus Ananias do MDA, em particular o Oeste do Pará nas ações do Incra destacando dois motivos: por ser o Pará  o estado que tem o maior número de assentamentos e por ser a região que tem dado ao Brasil soluções importantes para responder às necessidades do desenvolvimento brasileiro, citando as hidrelétricas e os portos graneleiros.

Em sua fala, destacou também a importância  do dialogo em todos os níveis para dar respostas rápidas às demandas prioritárias, e afirmou que vai estabelecer dialogo permanente com a região para que através da participação dos atores sociais locais sejam elencadas as prioridades para o órgão para resgatar a dívida histórica que o Incra tem com a região.

Disse também que não faltarão recursos pra trabalhos prioritários e afirmou que no próximo dia quinze a presidenta Dilma Roussef anunciará recursos do Plano Safra para a Agricultura Familiar e para a reforma Agrária. Neste encontro se fizeram presentes também os deputados Zé Geraldo e Airton Faleiro, representantes do BNDS e da Sudam, além da SEFAL.

Ao entregar os documento à presidente do Incra Lúcia Folcón, o vereador João Paulo reiterou o convite para mesma vir a Itaituba e recebeu afirmativa de interesse da presidente.