quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Projeto de Lei pauta gratuidade de inscrição em concursos públicos para pessoas com deficiência

Um projeto de Lei de minha autoria aprovado na sessão desta quarta feira (2) na Câmara Municipal vai assegurar isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos e demais processos seletivos realizados pelo município de Itaituba à pessoa com deficiência permanente que possua renda mensal familiar per capita de até 2 (dois) salários-mínimos.

Sabemos que é dever do Estado, da sociedade, da comunidade e da família assegurar, com prioridade, à pessoa com deficiência a plena efetivação de seus direitos decorrentes da Constituição Federal e das leis que propiciem seu bem-estar pessoal e econômico. A garantia de prioridade compreende, dentre outras medidas, a preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.



Torna-se, portanto, finalidade primordial das políticas públicas de emprego a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho ou, no mínimo, sua incorporação ao sistema produtivo mediante regime especial. E a colocação seletiva, denominação do processo de seleção regular que depende da adoção de apoios e de procedimentos especiais, constitui uma modalidade de inserção.

Portanto, este projeto de Lei garante às pessoas com deficiência permanente, a gratuidade de inscrição em concursos públicos e demais procedimentos de seleção de pessoal promovidos pelos órgãos públicos do Município de Itaituba.