quinta-feira, 25 de junho de 2015

CARAVANA OESTE DO PARÁ E AS DEMANDAS PARA O SETOR DE PISCICULTURA EM ITAITUBA

Ontem  representantes da Caravana do Oeste Pará reuniram  com o ministro da Pesca, Helder Barbalho, juntamente com o senador Paulo Rocha (PT), os deputados federais Zé Geraldo (PT) e Chapadinha(PSD) e o deputado estadual Eraldo Pimenta (PMDB).
              
Integrando a Caravana  do Oeste do Pará cumpri agenda em quatro  ministérios,  dois deles com a presença  dos ministros. Cerca de oitenta lideranças (prefeitos, vereadores e representantes dos movimentos sociais) participaram desta agenda.

Ficou definido  uma agenda do Ministério  da Pesca em Itaituba  no segundo  semestre  para debater  a importância  da pesca e da piscicultura para o desenvolvimento  da agricultura  familiar  e como esse ministério poderá apoiar esse setor em nosso município.  No Ministério da Pesca  tem duas propostas inscritas no SICONV: uma para aquisição  de máquinas  e outra para reforma  do mercado municipal.


Em resposta a pauta apresentada pela caravana do Oeste do Pará a Brasília se chegou as seguintes deliberações:

Sobre escritórios do ministerial da pesca em Santarém, Altamira e Itaituba, o ministro Elder Barbalho está articulando apoiadores locais e também instituições mais abrangentes que tem atuação na região, como, por exemplo, Eletronorte, na busca de parceria para efetivar os escritórios na Região Oeste.

Em relação aos investimentos em produção de alevinos, fábricas de gelo e ração, o ministro informou que pretende instituir polos produtivos em que se tenha esse conjunto de questões em funcionamento. Ficou encaminhado a realização de eventos regionais para, dentro do plano de desenvolvimento de cada polo produtivo aprofundar o plano do Ministério da Pesca.

O Senador Paulo Rocha, juntamente com a bancada federal ficou com a tarefa de organizar os eventos, iniciando em Itaituba e Altamira. Os integrantes da caravana solicitaram que fosse feito em Santarém também.


Outra questão bem aprofundada na audiência foi a necessidade da conscientização dos produtores, instituições financeiras e consumidores da grande e promissora oportunidade da produção de pescado por meio de tanques redes e outras. Neste sentido ficou acertado que o ministério da pesca encaminhará estudos das águas do rio curua-una, montante da hidrelétrica para se efetivar a produção nesta modalidade.