domingo, 21 de junho de 2015

VEREADOR JOÃO PAULO: CARAVANA OESTE DO PARÁ EM BRASÍLIA DEFENDE OS INTERESSES DA REGIÃO

Pautando seu mandato em defesa das demandas de Itaituba e região, o vereador João Paulo Meister (PT), representando a Câmara Municipal,  integra a Caravana do Oeste do Pará à Brasília. A caravana formada por representantes de comunidades agrícolas de Itaituba, Fetagri e STTR evidencia os interesses da sociedade local. As audiências (período de 22 a 26)  estão agendadas no MDA, Incra, ICMBio e Ministério dos Transportes, entre outros.


Os integrantes da Caravana entendem que a Grande Região do Oeste do Pará, formada por três regiões administrativas - Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós - integra um projeto de desenvolvimento do país, servindo como palco para soluções estruturais como: geração e transmissão de energia, exportação da produção de grãos do centro oeste brasileiro por meio de rodovias, ferrovias federais e portos.



Conforme o vereador João Paulo, os integrantes da caravana entendem e clamam pela necessidade da equivalência entre o projeto de desenvolvimento de interesse nacional e o projeto de desenvolvimento regional/local. Nesse contexto, a caravana objetiva apresentar, debater e negociar uma pauta de interesse do conjunto de atores institucionais e da sociedade civil com o Governo Federal.


Faz parte da pauta de interesse regional, a inclusão da Política de Regularização Fundiária e Ambiental na Amazônia na reedição do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, Conclusão do asfaltamento das BRs 230 e 163, tendo como meta a sua inauguração no atual governo; Duplicação da BR 163 no trecho urbano do município de Santarém; Inclusão de obras de pavimentação nas ruas laterais no perímetro urbano das cidades e vilas ao longo das rodovias BRs 163 e 230, e urgente recuperação dos trechos asfaltados e com defeitos, em especial na BR 163, entre Rurópolis e Santarém, entre outras demandas.